top of page

Você Sabe Quais são os Tipos de Banho Prateados?

Alerta de tendência! Depois de várias temporadas de acessórios na cor dourada, o prateado está voltando com tudo! O metal nas próximas estações estará muito presente além dos acessórios, em roupas, como os vestidos metalizados, paetê


etc. E a cor da vez será o prateado. Mas você sabia que nas semi joias e bijuterias a cor prateada pode ser alcançada a partir do banho de 4 tipos de Metais? São eles em ordem de valor, do maior para o menor: - ródio - platina - prata - níquel O ródio, conhecido popularmente com


o "ouro branco" é o metal mais valioso do mundo e possui um lindo tom prateado acinzentado. O banho de peças com esse metal costuma ser muito durável, por isso ele é utilizando na galvanização de semi joias de alta qualidade. Já a platina, também considerada um metal nobre pode ser uma alternativa ao ródio visto que sua durabilidade é muito boa mas seu valor é menor em relação ao ródio. Por isso também é muito utilizada em joias folheadas.



A prata, também é considerada um metal nobre, porém de menor valor e as peças folheadas com esse metal costumam oxidar com mais facilidade, por isso ele é utilizado em folheação de bijuterias finas, mas não em semi joias.

* Peças feitas em latão banhado à Prata com as técnicas do nosso Curso de Amarrações com Fios

E por fim o níquel, que apesar de possuir uma excelente resistência à oxidação e coloração próxima à do ródio, é um metal não nobre muito utilizado em Banhos de bijuterias. Em países como o Brasil e China, por exemplo, esse metal é liberado, porém em outros países como Estados Unidos e todos os países da Europa, é proibido por ser um metal pesado, que além de ser um grande causador de alergias, alguns estudos comprovam que pode causar outros danos à saúde. De qualquer forma, para evitar o contato direto com a pele, aconselha-se a aplicação de verniz sobre a peça que leva esse tipo de banho.

* Colar Feito com Fecho Mosquetão Banhado à Níquel e Verniz Italiano. (Peça do nosso Curso de Montagem)


Por Aline Mota

Ateliê Sou Arte






85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page